Voltar para todos os eventos

Lançamento | Livro “Estado de Poeta” – Baticum Proletário

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Lançamento do livro “Estado de Poeta” de Baticum Proletário

Data: 23 de maio (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Praça das Artes – Hub Cultural Porto Dragão (Rua Bóris, 90C – Centro. Fortaleza, CE)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

 

Sobre o lançamento

O Lançamento do Livro Estado de Poeta de Baticum Proletário é um evento onde a poesia produzida nas periferias de Fortaleza irá se encontrar para festejar e demarcar sua posição de existência nessa cidade, com a presença do autor e de artistas convidados, mais um lugar de poesia!

O projeto é através do 13° Edital das Artes da Secult Ceará.

 

Sobre o autor

Pai da Tainá, poeta e compositor. Baticum nasceu em Caucaia – CE e é cria das periferias de Fortal; festivais de rock, saraus e maracatus.
Seus primeiros versos surgiram ainda quando era criança e durante a adolescência foi crescendo as suas habilidades poéticas. Nesse período militou no movimento estudantil, onde foi presidente do Grêmio Estudantil da Escola Antônio Bezerra e também participava do jornal escolar escrevendo matérias.

Durante a juventude se impregnou de arte; audiovisual, teatro e música. Produziu o Zoada Rock Festival e idealizou o Coletivo Provocações Culturais e Artísticas com o Cine Macumba e Cine Desbunde. Formou – se em Direito e trabalhou de 2013 a 2019 nas escolas municipais com aulas de artes. Criou com uma craniada a Ocupa – Organização Comunal Unificada Popular Anarquista, onde se reuniam para realizar o Festival Rock de Calçada, a Biblioteca Itinerante Parajana Literário e o Sarau Baculejo Poético. Idealizou o Encontro de Saraus do Ceará, a Bienal Itinerante de Poesia e o Encontro de Bibliotecas Comunitárias e Populares.

Em 2021 começou a produzir o seu EP de estreia, um apanhado de 20 anos nos rolês culturais, com funk carioca, rap, reggae e maracatus cearenses. Tudo regado com muita poesia.Em 2023 se tornou nacionalmente reconhecido ao ter uma poema sua como tema de uma questão no ENEM.

Se apresenta periodicamente em saraus, festivais, podcasts, programas de tv, rádio, associações e praças. Lançou o ep Salve com 6 músicas no ano de 2024, presente em todas as plataformas digitais. Idealizou em 2016 a Okupação, com o Sarau Okupação, Sarau de Vida, Biblioteca Comunitária Okupação, É Sal Festival e Projeto Periferia Vive.

  • Tipo: Literatura
  • Tempo: 23 de maio de 2025 - 19:00 - 21:00
  • Local:Praça das Artes