A obra “See Me From a Distance: Travesti Billboards / Me Vejam de Longe: Outdoors Travesti…” foi destaque no festival canadense, reafirmando a atuação da artista como militante da identidade “Travesti Viva!”
A artista travesti cearense Sy Gomes Barbosa brilhou no cenário artístico internacional como um dos destaques da Nuit Blanche Toronto, festival noturno de arte que atraiu centenas de milhares de visitantes ao Canadá. A artista realizou uma apresentação histórica com a instalação multimídia “See Me From a Distance: Travesti Billboards / Me Vejam de Longe: Outdoors Travesti…” (2025) no início de outubro, reafirmando o corpo travesti como um potente vetor político e artístico.
A instalação é um desdobramento do aclamado projeto “Outdoor Travesti”, lançado por Sy em 2020, e integrou a mostra “From here, there, everywhere”, curada pela também brasileira Renata Azevedo Moreira. Com grande visitação do público, a obra da artista cearense consiste em cinco outdoors de beira de estrada (aproximadamente dois metros de comprimento cada), que foram instalados no campus da Universidade Humber e transformados em uma peça multimídia com forte apelo visual e sonoro.
“Estar pessoalmente em Toronto, experimentando a cidade pulsar em arte, por 12 horas seguidas, e também apresentando minha obra para muitas pessoas novas, de diferentes nacionalidades, culturas e repertórios, foi realmente transcendental na medida em que é um trabalho que começa em 2020 no Ceará e que agora passa a ser parte da História da Nuit Blanche Toronto. Por ter sido a única artista do Brasil nesta edição, eu fui muito bem recebida também pela comunidade brasileira na cidade. Quando fiz a fala na Underscore Projects, principalmente, assim que cheguei, eu pude, de fato, sentir o impacto da cidade mais multicultural do mundo”, comenta a artista.

O Grito “Travesti Viva!” em Diálogo com o Mundo
Conhecida por uma prática que intercala a performance, a visualidade plástica e o corpo como elemento político, Sy Gomes utiliza a obra para expandir o discurso “Travesti Viva!” – a identidade Travesti é uma forma sulamericana, provavelmente brasileira, de resistência e conversão de um termo outrora violento, para uma identidade de gênero própria de pessoas trans femininas.
A instalação incorpora uma peça sonora espacializada e panorâmica, ou seja, uma paisagem sonora, co-criada com a musicista e artista cearense Roberta Kaya (KAYA). O áudio mescla a voz da artista em diversas línguas faladas no Canadá, além de Português e Pajubá, criando um contraponto com o clima frio de Toronto e buscando estabelecer um diálogo intercultural, levando novas sensações através do som. Nas imagens, corações de bananeira, sementes e registros do corpo da artista em performance se misturam à frase que se repete: “procura-sy travesti viva”.
A obra se alinha perfeitamente ao tema da Nuit Blanche 2025, “Translating the City” (“Traduzindo a Cidade”), que propõe interpretar a experiência urbana através da arte, explorando as intersecções de cultura, idioma e identidade em um ambiente multilíngue.
Da Suspensão à Passagem Garantida
A participação da artista, que vem expondo desde 2019 em cidades como Fortaleza, São Paulo e Berlim, enfrentou barreiras logísticas. Devido à suspensão do edital federal de mobilidade cultural da FUNARTE, no Brasil, a equipe de produção do evento – ligada à Prefeitura de Toronto – interveio diretamente, garantindo as passagens aéreas de ida e volta para a artista (29 de setembro a 07 de outubro).
Apesar do importante apoio do festival, Sy Gomes seguiu articulando apoio institucional e de parceiros para cobrir custos de hospedagem, alimentação, traslados e vestimentas de frio, indispensáveis para assegurar sua presença e a plena fruição da experiência. Ela agradece ao apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP/CE) por meio do Programa de Pesquisa Cientista Chefe da Cultura (CCCult), da Secretaria da Cultura do Ceará, que fornece apoio por meio do Programa Agência da Cultura do Hub Cultural Porto Dragão, da Escola de Audiovisual Vila das Artes em Fortaleza, da Banida Plataforma para artistas LGBTQ+, da Underscore Projects Canadá, da Vereadora de Eusébio Neila de Castro, do Secretário de Cultura de Eusébio Tarcisio Christianne, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de Exu, o orixá que vive nas encruzilhadas, criando espaço para novas intersecções entre nós e o mundo.
Sy também agradece ao tradutor e artista Iorubá Adinelson Àkànbí Ọdẹ Filho (@kambundu76), pela gentil assistência e à fotografia de M.Dias Preto (@mdiaspretooo), Nayra Maria (@bufolica), Mateus Falcão (@falteus), Yuri Juatama (@yurijuatama), Jorge Silvestre (@jorgesilvestr), David Felício (@davidfelicioa) e Renata Fortes (@renata.fortesm), que também colaboraram diversas vezes capturando as performances artísticas de Sy e vão estar com ela em seus novos Outdoors.
SERVIÇO
Artista: Sy Gomes Barbosa
Obra: See Me From a Distance: Travesti Billboards / Me Vejam de Longe: Outdoors Travesti (2025)
Evento: Nuit Blanche Toronto
Curadoria: Renata Azevedo Moreira (exposição “From here, there, everywhere”)
Local: Campus da Universidade Humber, Etobicoke, Toronto, Canadá
Data da exposição 04 de outubro de 2025
Site Oficial do evento: https://www.toronto.ca/explore-enjoy/festivals-events/nuitblanche/#location=&lat=&lng=&zoom=