Waldirio Castro | Foto: Eduardo Bruno
Waldirio Castro | Foto: Eduardo Bruno

Censura e perspectivas queer nas artes contemporâneas cearenses são temas de curso gratuito

Formação será ministrada por Waldirio Castro, coordenador pedagógico do Programa de Residências e Intercâmbios (PRIS) do Hub Cultural Porto Dragão

Debater conceitos que perpassam a vivência LGBTQIAPN+ e seu fazer artístico, entendendo suas recepções e percepções, fortalece a visão enquanto comunidade que se estuda, se apoia e reforça sua luta. O curso “Um olhar para Censura: buscando fugas por meio de maquinarias de reimaginação” pretende construir, de forma coletiva, esse debate dentro da cena cultural cearense. As aulas vão ocorrer de 19 a 22 de agosto, das 18h às 21h, pela plataforma Google Meet. As inscrições são gratuitas e ocorrem de 09 a 16 de agosto por formulário online.

A formação é realizada por Waldirio Castro, coordenador pedagógico do PRIS, programa do Hub Cultural Porto Dragão – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. 

Durante a sua apresentação, o curso pretende construir um percurso teórico/reflexivo acerca de conceitos como a censura nas artes, reimaginação, multidões queer, estudos Queer, Cuir, Kuir, transviados, maricas etc, utopia queer e o conceito de maquinaria de reimaginação, que foi desenvolvido na pesquisa de Waldirio e está presente no livro “Entre a desimaginação e a reimaginação: Perspectivas queer nas artes contemporâneas cearenses”, texto acadêmico-artístico resultante da conclusão do Mestrado em Artes no PPGARTES UFC. A obra tem previsão de publicação em outubro por meio do selo da Plataforma Imaginários.

“Esse curso é construído a partir do meu percurso enquanto artista-pesquisador-curador e tem uma metodologia crítico-reflexiva onde todes podem construir, formular e debater acerca dos conceitos que serão trazidos. Fico muito feliz em participar de editais públicos voltados para a comunidade LGBTI+ e criar parcerias com instituições como Hub Porto Dragão que acreditam nos processos de formação que discutem acerca da produção artística contemporânea e da comunidade LGBTI+”, afirma Waldirio.

Este projeto foi aprovado no Edital Cultura e Arte LGBTI+ na categoria Memória Cultural LGBTI+ e é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Ministério da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022), e tem parceria do Hub Cultural Porto Dragão e da Plataforma Imaginários.

SOBRE WALDIRIO CASTRO

Waldirio Castro é bixa-artista-pesquisador-curador indisciplinar. É doutorando em artes pelo PPGARTES UFPA com bolsa CAPES, Mestre em artes pelo PPGARTES UFC com bolsa FUNCAP e especialista em Semiótica pela UECE. Sua produção artística se dá em diferentes suportes, mídias e meios como performance, videoperformance, fotoperformance, videodança, videoarte, intervenção urbana, desenho e pintura. É um dos coordenadores pedagógicos do PRIS (Programa de Residências e Intercâmbios) promovido pelo Hub Cultural Porto Dragão. Realizou a curadoria de exposições como Imaginários Queer (Valência Espanha/ Quixadá-CE) e Degenerado Tibira: o Desbatismo (Fortaleza -CE). É autor do livro “Em terra de homofóbicos casamento gay é arte: Artivismo, norma e disrupção”. Tem obras em acervos como MIS-CE (Museu da imagem e do som do Ceará) e MUSEARI Queer Art – Espanha. Atualmente tem interesse na produção em artes e nos processos curatoriais atravessadas pelas perspectivas cuir/transviadas e decoloniais.

SOBRE O HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO 

O Hub Cultural Porto Dragão integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) e tem foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense. Gerido por meio de uma parceria entre Secretaria da Cultura do Ceará e o Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando no planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação. É responsável por fomentar a economia criativa entendendo-a como modelos de negócio ou gestão originados de atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual com o objetivo de gerar trabalho e renda. 

SERVIÇO

Curso “Um olhar para Censura: buscando fugas por meio de maquinarias de reimaginação”
Inscrições de 09 a 16 de agosto
Formulário disponível em: https://forms.gle/Rj1bQS2JFm3p8Eyn8

Funcionamento

Contato

Redes Sociais

Hub Cultural Porto Dragão |  2024 ® Todos os direitos reservados