Com o tema “Juntos e Misturados”, o TIC começa dia 10 de outubro em Fortaleza e segue até o dia 21, passando por Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Quixeramobim;
Espetáculos no Teatro B. de Paiva acontecem de 10 a 12 de outubro
O desejo de partilhar histórias que falam das muitas infâncias, misturando culturas, vozes e afetos é a linha condutora da 14ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, o TIC. Entre 10 e 21 de outubro o evento passa por Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Quixeramobim, celebrando a arte como espaço de encontro. Ao todo serão 46 apresentações artísticas e 10 debates em escolas, equipamentos culturais e praças, a maior parte com intérpretes de libras e/ou audiodescrição. Toda a programação tem acesso gratuito.
Há quase 15 anos contribuindo para a transformação da forma de pensar artes cênicas para crianças no Ceará, o TIC este ano leva à cena oito atrações artísticas, que ousam explorar novas narrativas para crianças e suas famílias. Três delas são cearenses, três nacionais, um artista mexicano e uma companhia francesa, com espetáculos que abordam diversidade étnico-racial, capacitismo, bullying e meio ambiente.
“São temas que nos convidam a pensar um mundo mais respeitoso, democrático e sustentável”, diz Emídio Sanderson, um dos idealizadores e diretores do TIC. “No palco, veremos estéticas e dramaturgias que escapam da cultura de massa, propondo experiências poéticas, inovadoras e transformadoras. É um convite para rir, brincar, refletir e sentir, lado a lado”, continua.
SEMINÁRIO ONLINE
Além de espetáculos e debates, como parte da programação da 14ª edição do TIC, de 29 de setembro a 03 de outubro, será realizada mais uma edição do Seminário Virtual Arte e Educação, reunindo especialistas que discutirão a relação entre artes cênicas e educação básica. A programação e o formulário para inscrições gratuitas estarão disponíveis em breve no site do festival. A transmissão será ao vivo no canal da Invento no YouTube (https://youtube.com/InventoProducoesCulturais).
EM FORTALEZA: DE 10 A 12 DE OUTUBRO
Três equipamentos públicos recebem a programação do 14º TIC na capital cearense: CAIXA Cultural Fortaleza, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Hub Cultural Porto Dragão.
–
PROGRAMAÇÃO NO HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO
O Hub Cultural Porto Dragão também recebe programação do 14º TIC de 10 a 12 de outubro. Na sexta (10), às 14h30, a sessão será especial para crianças com TEA e acompanhantes – 30 pessoas no total – para assistir a Cia Primeiro Olhar (DF) em “Os Peixes não Falam”, espetáculo criado para crianças autistas. Após o espetáculo haverá debate da especialista convidada Cláudia Mascarenhas com o público. No sábado (11) e domingo (12), às 16h, o grupo faz novas apresentações de “Os Peixes não Falam”, em sessões com Libras e audiodescrição.
Sobre o espetáculo
Criado para bebês e crianças até 5 anos, incluindo o público com TEA, “Os Peixes Não Falam” é um espetáculo que mergulha nos primeiros sinais da linguagem humana. A atriz Clarice Cardell conduz uma jornada poética por sons, gestos e objetos cotidianos que ganham vida, sob direção de Katy Deville. Com cenário minimalista e trilha sonora imersiva, a obra valoriza o silêncio, o balbucio e o nascimento da palavra. O espetáculo transforma o espaço em um campo simbólico de descobertas corporais e afetivas. Uma experiência delicada, visual e sonora para todas as infâncias.
Sobre o grupo
A companhia Primeiro Olhar, dirigida por Clarice Cardell, e o Théâtre de Cuisine, cofundado por Katy Deville, unem suas trajetórias pioneiras em uma colaboração potente entre o teatro para a primeira infância e o teatro de objetos. De um lado, Clarice desenvolve há mais de duas décadas um trabalho delicado e profundo com bebês e crianças nos seus primeiros anos, com mais de 2000 apresentações em diversos países. Do outro, Katy Deville é referência internacional na criação e difusão do teatro de objetos, tendo cunhado o termo e influenciado gerações de artistas. Juntas, suas companhias cruzam poéticas para investigar novas formas teatrais e narrativas visuais voltadas à infância. Essa parceria abre caminhos para um teatro que une invenção estética, escuta e liberdade criativa.
10/10/2025
- 14h30 – Local: Hub Cultural Porto Dragão (Teatro B. de Paiva)
- Sessão com debate e para estudantes de escolas públicas
11/10/2025
- 16h – Local: Hub Cultural Porto Dragão (Teatro B. de Paiva)
- Sessão com Libras e audiodescrição
12/10/2025
- 16h – Local: Hub Cultural Porto Dragão (Teatro B. de Paiva)
- Sessão com Libras e audiodescrição