Luz Ordinária - Sombra Mestiça | Foto: Divulgação

Espetáculo “Luz Ordinária – Sombra Mestiça” traz reflexões sobre o visível e o invisível na cidade e na cena para o teatro do Hub Cultural Porto Dragão

A palestra-performance terá duas apresentações gratuitas nos dias 29 de agosto e 06 de setembro às 19h

Transitar pelas zonas de luminosidade, luz, penumbra e escuridão. Chegar até onde a vista alcança o foco e além dele. A luz desce do grid e caminha pelo palco ao lado das pessoas. Assim a palestra-performance “Luz Ordinária – Sombra Mestiça” se apresenta ao público,  desenvolvida a partir de pesquisa teatral sobre iluminação, espaço urbano e decolonialidade, que reflete sobre o visível e o invisível na cidade e na cena. O espetáculo terá duas apresentações no Teatro B. de Paiva, do Hub Cultural Porto Dragão, nos dias 29 de agosto e 6 de setembro, às 19h, com entrada gratuita.

Desenvolvido por Tatiane Sousa, o espetáculo abre o diário de uma artista para compartilhar inquietações, delírios e reflexões sobre o visível e o invisível na cidade e na cena, mesclando textos referenciais, autoficionais e releituras poéticas.

“O projeto possibilitou conversas com iluminadores, leitura crítica sobre o campo, cartografia de paisagens luminosas no contexto urbano e experimentação técnica e estética com a luz, contribuindo para construir pensamento acerca de sua relevância na dramaturgia como um todo, e, principalmente, adensar as interfaces poéticas entre o que ilumina e o que é iluminado, considerando corpos racializados”, explica a artista.

A pesquisa contou com o apoio do Edital de Microprojetos Culturais 2023, desenvolvido pela Secretaria da Cultura de Fortaleza/SECULTFOR, com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo, e do Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Sobre Tatiane Sousa

Artista da cena e da palavra. Desde 2015 tem se interessado pela performatividade e dramaturgias da luz, bem como acompanhar processos de criação que dialoguem corpo e materialidades.

Palestra-performance “Luz e Sombra”
Quando: 29 de agosto (quinta-feira) e 6 de setembro (sexta-feira)
Onde: Teatro B. de Paiva – Hub Cultural Porto Dragão (Rua Bóris, 90c – Centro)
Duração: 40 min