Hub Cultural Porto Dragão em parceria com Sesc Ceará apresenta:
Curso “Assombra: poética das zonas de luminosidade” com Tatiane Sousa
Datas: 13 a 17 de maio
Horário: 14h às 18h
Local: Sala 14 (Multiuso 4) – Hub Cultural Porto Dragão (Rua Bóris, 90C – Centro. Fortaleza, CE)
Classificação indicativa: 16 anos
20 vagas
Inscrições por formulário online (link em breve)
Gratuito
Sobre o curso
Um percurso experiencial, acerca da performatividade da luz e suas áreas contíguas, apresentando disparadores para construir dramaturgias luminosas e luminescentes. A oficina possui três troncos: topografias das zonas de luminosidade, performatividade da luz e dramaturgias do invisível.
No primeiro, serão realizados experimentos com fontes luminosas, explorando o potencial imagético da sombra; reflexão teórico-prática acerca das estéticas das zonas de luminosidade; e experimentos teatrais que trabalhem com corporeidades da luz. O segundo, abordará condições para performar com/na luz, revelando princípios de materialização física e artística da sombra; também apontando materialidades que tornem viável e sustentável a realização de um trabalho artístico com a sombra e a luz, agregando nisso a reutilização de materiais. O terceiro, objetiva o desenvolvimento de encenações em/com teatro de sombras. Assim sendo, serão conduzidos ateliês de composição para cartografar poéticas dos/das participantes do grupo.
Sobre Tatiane Sousa
Tatiane Sousa é artista da cena e da palavra. Tem formação em Teatro e Letras pela UFC. Desenvolve trabalhos que apresentem um corpo sempre em relação, seja com outros corpos, com objetos e com ambientes. Desde 2015, vem investigando poéticas e dramaturgias da luz, tendo realizando alguns projetos de formação e difusão da linguagem. Atuou como interlocutora em processos de criação, no Laboratório de Teatro do Centro Cultural Bom Jardim e 2ª turma do Colaboratório de Artes Circenses/COLAB. Participou também de algumas residências e laboratórios teatrais, em que as interfaces entre corp e objeto estavam em foco. Tem interesse ainda no campo da memória tendo desenvolvido projeto de formação de acervo e exposição, como é o caso de “Atrás da Empanada”. Na literatura, vem produzindo e conduzindo atividades de escrita literária; bem como publicou livros, e-books e ganhou prêmios.