Eduardo: o rei das praças
Data: 20 de junho
Horário: 19h
Local: Teatro B. de Paiva – Hub Cultural Porto Dragão (Rua Boris, 90c – Fortaleza, CE)
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia)
Vendas: Sympla e Bilheteria do Teatro (funcionamento: de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, e no dia do evento até 15 minutos antes do início da apresentação)
SINOPSE
Um mergulho poético na trajetória de um dos maiores artistas de rua do país, através de memórias, imagens e sonhos, o espetáculo narrado pelo próprio Eduardo apresenta outras faces do artista, que tem a vida dedicada ao riso e a troca sincera com o seu público. Em cena os quarenta anos de estrada se apresentam como uma celebração, a sua vida, carreira, mas também a todos os artistas de rua que insistem nesse ofício milenar de ocupar o espaço público com o que sabem fazer de melhor, encantar e resistir. A montagem conta com o apoio do Edital Funarte Retomada Circo 2023.
SOBRE ALYSSON LEMOS
Artista, encenador e pesquisador cearense com atuação em circo e teatro. Desenvolve trabalhos com foco em bufonaria, palhaçaria e comicidades. Mestre em Artes (UFC), integrante do Grupo As 10 Graças de Palhaçaria, autor do livro Os Bufões estão de Volta (Substânsia 2019) e idealizador da Plataforma Casa Bufa. Professor na Academia do Riso Ceará: Escola de Iniciação a Palhaçaria e do Curso Profissionalizante em Palhaçaria da Escola de Circo Vila das Artes. Criador e Intérprete do espetáculo solo NULONUNCA e diretor dos espetáculos Lerygou: Princesa do Pitiú (PA); #Rabolivrejá (SP) e O Perrapado: histórias que você já ouviu (CE).
SOBRE EDUARDO SHOW DA VIDA
Eduardo Show da Vida é artista de rua, circense, cadeirante acrobata, que desde os oito anos de idade dedica sua a vida a circular por diversas partes do país levando alegria e um show de virtuose em alto nível. Com 52 anos de idade tem a sua cadeira de rodas como um palco móvel circulando de forma independente por praças, feiras e festas de grande porte, misturando em seu trabalho o típico humor cearense com um show de habilidades, força e variedades. Reconhecido atualmente em outros circuitos, também tem seu trabalho circulando em festivais de teatro e circo no circuito nacional sendo um dos artistas mais aclamados por onde passa, sem perder a energia da rua e a vitalidade do seu trabalho como um dos grandes acróbatas do país. Eduardo é exemplo de artista e profissional e carrega o nome do Ceará a 30 anos promovendo encontros através da arte circense com o seu talento e história de vida. Em 2021 foi contemplado com o prêmio de trajetórias artísticas (circo) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Aldir Blanc.