Coordenadores do PRIS: Eduardo Bruno e Waldirio Castro | Foto: Sérgio Lima

Programa de Residências e Intercâmbios do Hub Cultural Porto Dragão estimula diálogos entre artistas para investigações, criações e pesquisa em arte multilinguagem

Em sua quarta edição, o PRIS segue com inscrições abertas até dia 1 de setembro

Pensar uma política que utilize o princípio de “código aberto” para provocar um pensamento de criação em arte apoiado na experiência compartilhada e na troca de saberes. Assim o Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, desenvolveu o PRIS – Programa de Residências e Intercâmbios, que segue com inscrições abertas até 1 de setembro através de formulário online disponível no site do Hub Porto Dragão.

Em sua quarta edição, o programa apresenta-se como uma oportunidade de criar diálogos entre os profissionais e apresentar novas perspectivas do fazer artístico, além de questionar e explorar outros modos de fazer arte, fortalecendo, assim, o intercâmbio cultural. “O PRIS é um marco bem importante no modo de se fazer e pensar a formação em arte no Ceará, já que aposta em um formato horizontal de troca de experiências entre os residentes e os interlocutores que participam ao longo do processo. Por estarmos imersos na observação da produção artística do Ceará, identificamos que muitos trabalhos não são possíveis de serem vistos só pelo prisma de uma linguagem, por exemplo. Nesse sentido, apostar na possibilidade transdisciplinar da criação é entender que o fazer artístico não precisa se justificar em uma linguagem específica para fazer sentido, existir e poder estar dentro das políticas culturais”, explica Eduardo Bruno, coordenador pedagógico do programa.

Uma outra característica do Programa de Residências e Intercâmbios é que ele permite a democratização do acesso às ferramentas e redes da arte e cultura, além de fortalecer práticas artísticas contemporâneas em ambientes de formação, criação e difusão. O PRIS busca potencializar as trajetórias dos artistas residentes por meio de uma imersão nas diversas linguagens artísticas e suas possibilidades.

Para a transartista, curadora, docente-pesquisadora e gestora cultural Bárbara Banida, o PRIS se diferencia enquanto laboratório por propor atravessamentos e encruzilhadas entre múltiplas linguagens. “Acredito que existe dentro do PRIS um foco de possibilidade de continuidade do trabalho artístico. Então, além da gente desenvolver a nossa estética, a nossa potência poética e os atravessamentos de linguagem, a gente também reflete sobre como podemos continuar fazendo arte. Eu acho que isso é um diferencial do Hub Porto Dragão, um local que pensa a manutenção a partir da economia criativa, da interlocução com a produção cultural e interlinguagens” afirma a artista que já atuou em duas edições do programa como residente e interlocutora.

Para além da residência, o programa também se propõe a abrir possibilidades para os artistas desenvolverem seus projetos e os exportarem para outras oportunidades de exposição. “Durante os últimos anos, pudemos colher muitos desdobramentos dos trabalhos que entraram na residência, desde artistas com trabalho contemplados em editais da Funarte, até outros que estão disputando no cenário nacional e internacional a partir do projeto que passou pelo PRIS”, finaliza Eduardo.

4ª EDIÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS E INTERCÂMBIOS

Realizado em parceria com a Plataforma Imaginários, o PRIS busca projetos artísticos que apostem nas zonas de interseção das linguagens e que estejam abertos para contaminação criativa a partir dos encontros entre os residentes. Serão selecionados 10 projetos para realização de residência transdisciplinar em arte que inicia no mês de setembro e terá três meses de duração.

Podem se inscrever artistas e grupos do Ceará que atuam com as linguagens artes integradas, áreas técnicas, circo, cultura popular tradicional, dança, música, performance e teatro. Para os projetos do interior selecionados, serão garantidas as passagens terrestres e as hospedagens para até quatro integrantes do projeto, viabilizadas através do equipamento cultural para participação nas ações coletivas.

Mais detalhes sobre as inscrições, reserva de vagas e contratações estão presentes no edital. Dúvidas e/ou questões podem ser tratadas através do e-mail contato.portodragao@idm.org.br.

SOBRE O HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO

O Hub Cultural Porto Dragão integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) e tem foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense. Gerido por meio de uma parceria entre Secretaria da Cultura do Ceará e o Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando no planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação. É responsável por fomentar a economia criativa entendendo-a como modelos de negócio ou gestão originados de atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual com o objetivo de gerar trabalho e renda.

Convocatória do Programa de Residências e Intercâmbios – PRIS
Inscrições de 22 de agosto a 01 de setembro