jornadalogo branca
star1 laranja
Ativo 3

A Jornada de Pensamento é o conjunto de seminários que busca refletir os modelos de negócios no campo artístico e a economia da cultura no estado. Tem por objetivos discutir os problemas que envolvem o crescimento e desenvolvimento da economia da cultura no Ceará, mais especificamente aquelas ligadas às linguagens artísticas, tendo como porto de partida o diagnóstico colaborativo feito anteriormente junto com artistas, gestores públicos e privados e produtores, que identificaram os problemas, suas causas e consequências. Dessa forma, a Jornada aborda as possibilidades de soluções e a priorização de medidas a partir de critérios de impacto e investimento.

Circulação e Formação de Redes Artísticas: Experiências Não Institucionais – Jack Elesbão

Este vídeo é integrante da programação do webinário Jornada de Pensamento - Viver de Arte, uma realização do Hub Cultural do Ceará, através do Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria ...da Cultura do Governo do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. Conta com parceria do Itaú Cultural, a curadoria do Prof. Dr. Alexandre Barbalho e a produção executiva da ATO Marketing Cultural.

Buscando refletir os modelos de negócios no campo artístico e a economia da cultura, o webinário JORNADA DE PENSAMENTO convida você a discutir o crescimento e desenvolvimento da Economia da Cultura no Ceará, mais especificamente aquelas ligadas às linguagens artísticas neste evento que ocorre de Agosto a Outubro de 2020.

ONDE ESTAMOS:
EIXO 04 - Circulação e Formação de Redes
TRILHA 02 - Circulação e Formação de Redes Artísticas: Experiências Não Institucionais
Palestrantes: Ângelo Márcio, Francis Madon, Giza Diógenes e Jack Elesbão

SOBRE A PALESTRANTE: JACK ELESBÃO
Jaqueline Elesbão, mãe, negra, bailarina, drag king, produtora, instrutora de pilates e ativista das questões femininas, étnicas e causas LGBT. Suas permissões e dedicações artísticas atravessam a performance, teatro, dança, dublagem e cinema. Idealizadora e fundadora do Coletivo Pico Preto, onde é Diretora artística das ações desenvolvida pelo grupo como a websérie e documentário “Voz sem medo”, direção, coreografia e interpretação do espetáculo solo “Entrelinhas”, Revista Pico Preto e workshop Resiliência do corpo-história. Jack Elesbão também é gestora do espaço cultural Casa Charriot. Há um ano lançou o projeto Pilates Corpos Urgentes (@pilatescorposurgentes), onde dá aulas de pilates direcionada para pessoas negras, LGBTQI e pessoas com deficiência.

METODOLOGIA:
De 12 de agosto a 07 de outubro, nossas 09 trilhas com palestras e debates relacionados a cada um dos 05 eixos citados vão acontecer. Semanalmente, falas de mais de 20 especialistas do campo teórico e prático das cadeias produtivas da Cultura serão publicadas e, na sequência, apenas para os inscritos na nossa JORNADA DE PENSAMENTO, acontecerá o debate ao vivo entre palestrantes e público. Ah, e para os inscritos com presença igual ou superior a 75%, haverá certificado!

VAMOS PARTICIPAR?
Inscreva-se em sympla.com.br/JornadadePensamento e, além dos informes sobre as palestras, participe também dos debates exclusivos para inscritas e inscritos.

ACESSIBILIDADE:
Todas as palestras e debates contarão com intérpretes de LIBRAS. Consultoras responsáveis: Aljanielle Amorim e Maiane Mesquita.

O webinário JORNADA DE PENSAMENTO: VIVER DE ARTE é uma realização do Hub Cultural do Ceará, através do Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. Conta com parceria do Itaú Cultural, a curadoria do Prof. Dr. Alexandre Barbalho e a produção executiva da ATO Marketing Cultural.
[+] Mostrar Mais

Pensando a Economia da Cultura no Pós-Pandemia" - Jornada de Pensamento #2

Estamos no primeiro encontro da segunda edição do webinário Jornada de Pensamento, evento realizado pelo Hub Cultural do Ceará, um programa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult ...Ceará) voltado para o desenvolvimento da Economia da Cultura. O Hub hoje está incubado no Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Nesta série de seis encontros de 26 a 28 de janeiro, vamos conversar sobre esta expansão das produções artísticas em plataformas digitais, as novas possibilidades de difusão e consumo, novos modelos de negócios e processos de monetização. Uma jornada para mergulhar nas reflexões e apontar caminhos e possibilidades do fazer artístico no pós-pandemia.

++ ENCONTRO DE HOJE!
26 de janeiro, quarta-feira, 16h
Abertura oficial "Pensando a Economia da Cultura no pós-pandemia"
com Fabiano Piúba, Pedro Tourinho e Patrícia Maria.

++ SOBRE OS CONVIDADES
Pedro Tourinho: Comunicador Social e Especialista em entretenimento e mídia. Fundador da SOKO, premiada agência de comunicação do país, assim como da MAP Brasil, onde atuou na gestão da carreira, contratos publicitários, e pelos cuidados com a imagem de algumas das personalidades mais importantes do país. Mais recentemente, entrou como investidor e advisor da plataforma de economia criativa, Orelo.

Fabiano Piúba: Secretário da Cultura do Ceará. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela PUC/SP e historiador graduado pela UFC, ele foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) entre 2009 e 2011 e no ano de 2014.

Patrícia Maria: CODIP - SECULTCE e integrante da Rede de Mulheres Negras Estadual do Ceará. Mestre em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS, pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, com a dissertação intitulada: O que as mulheres negras da Rede Kilofé desejam na cidade de Fortaleza? Uma reflexão sobre raça, identidade e empreendedorismo. Também é graduada em licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Acompanhe as redes sociais @portodragaoce e confira a playslit das palestras da primeira edição do Jornada de Pensamento aqui no Youtube do Porto Dragão.
[+] Mostrar Mais

Jornada de Pensamento - Economia da Cultura e Economia Criativa: conceitos e práticas vividas

Confira o debate "Políticas de Economia Criativa no Ceará e no Brasil: perspectivas para a retomada" conta com a presença de Cláudia Leitão, Luísa Cela, Salmito Filho, Vladyson Viana, Andrea ...Guimarães, Camille Girouard e Luiz Oliveira para discutir políticas públicas de economia criativa e desenvolvimento, identificando transversalidades, a necessidade de modelos de governança efetivos para a constituição de um estado-rede e as perspectivas de retomada e ampliação no plano federal e estadual.

O encontro faz parte da terceira edição do seminário Jornada de Pensamento, realizado pelo Hub Cultural do Ceará - programa da Secretaria da Cultura do Ceará voltado para a Economia da Cultura, gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Hoje, sua base operação fica no Centro Cultural Porto Dragão.

Evento realizado em 09 de março de 2023 no Teatro B. de Paiva - Porto Dragão.

SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS CONVIDADOS

Daniele Canedo
É produtora e gestora cultural, capoeirista e professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e professora do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA UFBA). Realizou pós-doutorado no Observatório de Comunicação e Economia (OBSCOM/UFS) e no Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA/EAUFBA). É doutora em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura/UFBA) e PhD in Media and Communication Studies pela Vrije Universiteit Brussel, Bélgica. Tem Graduação em Produção em Comunicação e Cultura (Facom/UFBA). Coordena o grupo de pesquisa Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) desde 2005, tendo sido coordenadora de pesquisas nacionais sobre o campo da cultura. Tem experiências na gestão pública da cultura e da comunicação na Bahia (2001-2009). Como produtora, acumula experiências na realização de produções audiovisuais e eventos como o Encontro Internacional da Economia Criativa (2014, 2015 e 2017) e o Festival Paisagem Sonora (2022).

Paulo Feitosa
Empreendedor Social, Publicitário, Produtor e Gestor Cultural.
Bacharel em comunicação social – Publicidade e propaganda, especialista em gestão cultural, mestre em ciências da cultura e comunicação e doutorando pela universidade Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal.

Fundador e diretor da empresa Quitanda soluções criativas, classificada como um negócio de impacto social, empresa dedicada à inovação social que tem como princípios o fortalecimento da educação, da cultura, e da inovação social e tecnológica, através do desenvolvimento de programas e projetos inovadores e sustentáveis. A instituição se baseia na compreensão de que refletir sobre cultura e educação é pensar valores e novos códigos sociais.

Dirige projetos culturais e educacionais em diversos segmentos, com destaque para a direção e curadoria de diversos festivais de artes cênicas, música em âmbito nacional e internacional. Assina também a idealização do projeto Escolas Criativas, rede Cine+ e do programa de formação Laboratórios culturais.

Dedicou-se à gestão de políticas públicas para a cultura, como Secretário Executivo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) 2012-2014.

Zé Pretim
Head de Conteúdo do Sua Música, uma plataforma de música 100% brasileira, operante em outros 3 importantes negócios: uma distribuidora digital, uma produtora artística e um canal de dança.

Atuante como gerente de projetos multiculturais em parceira com algumas grandes agências, além de ter gerenciado o Winds for Future, um movimento pelo desenvolvimento sustentável, que promove o uso de inovação, tecnologia e esporte por um mundo melhor, e do Kite Parade, evento que quebrou um recorde mundial oficializado pelo Guinness World Records.

Janine Rodrigues
Especialista em Diversidade, ESG, Educação, Impacto, Empreendedorismo, Relações Etnicorraciais, Equidade de Gênero, Cultura Afro-brasileira e Sustentabilidade. Escritora, educadora, roteirista, empreendedora e empresária. Considerada pela Forbes uma das 12 pessoas negras inovadoras que estão elevando a educação no Brasil. Considerada pela Forbes uma das 13 mulheres que usam a tecnologia para mudar o mundo.
[+] Mostrar Mais

Jornada de Pensamento 5ª edição: Inovações e Futuros! - Roda Bahia

Confira a roda de conversa BAHIA, que recebe os convidados Filipe Pereira, Ananias Viana e Eli Odara para debater sobre as inovações tecnológicas para existir, a partir de uma ...perspectiva dos empreendimentos; as inovações sociais para conviver, com foco nos territórios; e as inovações para novos futuros.

O encontro faz parte da quinta edição do Seminário Jornada de Pensamento, realizado pelo Hub Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) voltado para a Economia da Cultura, gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

O Seminário Jornada de Pensamento faz parte da programação de aniversário de cinco anos do Hub Porto Dragão e propõe um espaço de reflexão sobre empreendedorismo cultural, inovação e novos modelos de negócios no campo da economia da cultura. Nesta edição, com o tema “Inovações e Futuros!”, o seminário visa debater sobre a inovação, a partir de perspectivas ao mesmo tempo distintas e conexas. A curadoria é da Profa. Dra. Luciana Guilherme e da pesquisadora e consultora em economia criativa Cláudia Leitão.

Evento realizado em 15 de julho de 2024 no Teatro B. de Paiva.

SAIBA MAIS SOBRE OS CONVIDADOS

FILIPE PEREIRA é o idealizador da Aoca Game Lab e do ÁRIDA, a premiada série de games ambientada no sertão brasileiro. Com mais de 15 anos no setor, atua como Produtor, Game Designer e Diretor Criativo.

ANANIAS VIANA é quilombola ativista, educador popular e uma liderança ativa da Comunidade Kaonge, no Recôncavo Baiano. Como coordenador do Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape, sua atuação destacou a importância da autonomia e da organização coletiva das comunidades, promovendo o avanço nas questões da sustentabilidade e economia solidária.

ELI ODARA é ativista do movimento negro, feminista negra, educadora social, administradora e gestora de instituição de ensino fundamental e médio. É também poeta e extensionista em história da África, educação quilombola e direitos humanos. É tecnóloga em teatro e licenciada em teatro na UFBA, além de produtora cultural e liderança quilombola na comunidade Santo Antônio e Vidal – São Félix.
[+] Mostrar Mais

Funcionamento

Contato

Hub Cultural Porto Dragão |  2024 ® Todos os direitos reservados