O Programa de Residências e Intercâmbios – PRIS traz como proposta criar diálogos entre profissionais da cultura, a partir de uma perspectiva conceitual trans/a/pós disciplinar de pensamento em arte. No contexto das criações em poéticas contemporâneas, as fronteiras entre os conhecimentos artísticos estão cada vez mais dissolvidas e as bordas e extremidades das linguagens têm sido campo fértil para as investigações, criações e pesquisa em arte. Com isto, as possibilidades de criação que operam no hibridismo e nas encruzilhadas forjam encontros possíveis entre os distintos campos da arte.
Mais do que um aparato para os artistas expandirem suas ideias, o PRIS apresenta-se como uma oportunidade de criar diálogos entre profissionais do campo da arte, de apresentar novas perspectivas do fazer artístico, de questionar e explorar outros modos de fazer arte, fortalecendo, assim, o intercâmbio cultural.
Uma outra característica do programa é que ele permite a democratização do acesso às ferramentas e redes da arte e cultura, além de fortalecer práticas artísticas contemporâneas em ambientes de formação, criação e difusão. O programa potencializa as trajetórias dos artistas residentes por meio de uma imersão nas diversas linguagens artísticas e suas possibilidades.
Conceitualmente, a residência se apropria da ideia de Código Aberto, para provocar um pensamento de criação em arte apoiado na experiência compartilhada e na troca de saberes.
Hub Cultural Porto Dragão | 2024 ® Todos os direitos reservados