logo zona criacao
star1 laranja
Ativo 3

O Zona de Criação é um programa criado em 2020, em plena pandemia, com o objetivo de dar suporte técnico a artistas que experimentavam um novo espaço para reverberar sua arte: as lives. O programa surgiu para contemplar profissionais da cenografia, figurino, iluminação, sonorização e produção, e impulsionar a produção de conteúdo artístico por meio da criação, realização e formatação de obras, acompanhamento o processo desde seu conceito até execução, enriquecendo o portfólio dos artistas selecionados e ampliando sua grade de programação on-line. A realização ocorreu a partir de uma parceria com o Fórum das Áreas Técnicas em Espetáculos Artísticos e Culturais do Ceará.

Dessa forma, o Zona de Criação passou a lançar episódios artísticos unindo diferentes linguagens, como música, artes cênicas e performances. Nesta coprodução audiovisual, são visadas a produção de uma programação inédita para o público e a criação de um portfólio de alta qualidade para os artistas participantes. O desenvolvimento de cada episódio é feito em parceria com artistas, produtores do audiovisual e o próprio Hub Cultural Porto Dragão, que oferece consultorias voltadas ao desenvolvimento de roteiros para audiovisual, acessibilidade, cenografia e figurino.

Confira nossas produções

Zona de Criação no Ar com Daniel Groove - Tem que lutar

Confira o episódio de estreia do programa Zona de Criação que ocorre nesta quinta-feira, 17/9, às 20h com o cantor cearense Daniel Groove apresentando 13 faixas do seu projeto “Tem ...que lutar”, uma apresentação audiovisual onde a saudade do distanciamento, as ruas desertas e as dificuldades da pandemia são retratadas com a força das canções e a beleza triste do teatro vazio. O show conta com a participação de Rian Batista e de Orlângelo Leal.

“TEM QUE LUTAR”, DE DANIEL GROOVE
Estranho amor (Daniel Groove/Vitoriano)
Eu lembro do Vento (Daniel Groove)
Tente entender (Daniel Groove/Ilya)
Se você disser (Daniel Groove)
Seu Rapaz (Daniel Groove/Saulo Duarte)
Bicicleta (Daniel Groove)
Tem que lutar/ tudo outra vez (Daniel Groove/Flávio Alves)
Você Sabe muito bem o que me resta (Daniel Groove/Saulo Duarte)
Seda azul (Daniel Groove)
Meus amigos (Daniel Groove/ Saulo Duarte)
Jardim Suspenso(Daniel Groove /Vitor Colares)
Giramundo (Daniel Groove)
Super herói (Daniel Groove)

SOBRE O "ZONA DE CRIAÇÃO NO AR"
Em um movimento integrado entre as frentes do meio artístico - artistas, técnicos e produtores, o programa é realizado pelo Hub Cultural do Ceará, através do Porto Dragão e tem o intuito de fomentar a produção de conteúdo através da criação, realização e formatação de obras, acompanhando o fazer da arte desde o seu conceito até a sua execução, produzindo as obras selecionadas através de um conteúdo audiovisual, que, além de servir como programação para o consumo do público, enriquece o portfólio dos artistas envolvidos, que passarão a contar com um registro realizado profissionalmente, com produção audiovisual da 202B Filmes, estrutura de sonorização e iluminação, produção e consultoria técnica, esta última em parceria com o Fórum de Áreas Técnicas do Ceará.

25 projetos devem ser atendidos entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, envolvendo diferentes linguagens e estilos, e os resultados finais serão publicados aqui no canal do Youtube do Porto Dragão, semanalmente, às quintas-feiras. Os trabalhos serão escolhidos entre os selecionados na convocatória Arte em Rede, aprovados na categoria de propostas de criação de conteúdo a serem realizadas ou em processo, bem como selecionados em curadoria própria do Porto Dragão.

SOBRE DANIEL GROOVE
Compositor e intérprete cearense dos mais elogiados, Daniel coleciona apresentações pelas 5 regiões do Brasil e em festivais como Abril Pro Rock (PE), Goiânia Noise (GO), Se Rasgum (PA), Casarão (RO), Ponto CE (CE), BR 135 (MA), Psicodália (PR) e Lollapalooza (SP).

Daniel abraçou a carreira profissional em 1998, com o "Groove", banda da cena alternativa nordestina dos anos 90 com a qual lançou seu primeiro disco "Tá na mão" (1999) e herdou seu sobrenome artístico. Depois participou da banda “O Sonso” lançando disco homônimo em 2010.

Seu primeiro álbum solo Giramundo (2013), eleito o melhor de MPB no Prêmio Dynamite 2014, é um mosaico de várias vertentes da música brasileira e passeia pelo rock, pelo brega e pelo pop, em canções-crônicas onde um eu lírico apaixonado pela vida e pelo amor corre pelo mundo. Lançado inicialmente com download gratuito, o segundo trabalho autoral chegou nas principais plataformas digitais e em edição física nas lojas de todo o Brasil, em 2016, pelo selo Sete Sóis com distribuição Tratore. Com direção artística de Saulo Duarte e produção coletiva, Romance pra depois foi gravado ao vivo com sua banda (Saulo Duarte, Klaus Sena, João Leão, João Vasconcelos e Victor Bluhm) e traz participações especiais de Rafael Castro, Juliano Gauche e Helio Flanders.

Seu terceiro álbum solo, Levante, produzido pelo saudoso Miranda juntamente com Klaus Senna, chegou nas plataformas digitais em julho de 2018, pelo selo Sete Sóis com distribuição Tratore.
[+] Mostrar Mais

Zona de Criação apresenta Os Pícaros Incorrigíveis em "Os Pícaros e a Gaivota"

O programa Zona de Criação está de volta com a sua 2ª temporada, trazendo mais inventividade nas artes cearenses nesta realização do Centro Cultural Porto Dragão e Hub Cultural do ...Ceará.

EPISÓDIO 01 - "OS PÍCAROS E A GAIVOTA"
Um documentário poético sobre um passado que carnavaliza o presente-virtual-pandêmico, através de um sobrevoo com as imagens de arquivo do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis e a cidade de Fortaleza, suas praças, bares e mares.

SOBRE O COLETIVO "OS PÍCAROS INCORRIGÍVEIS"
Grupo de teatro que atua na cidade de Fortaleza no Ceará desde o ano de 2011. Pesquisa a linguagem do teatro de rua vista pelo filtro da Picardia e da figura marginal do Pícaro. Um anti-herói por excelência, o Pícaro é aquele que subvertendo a lógica do poder estabelecido denuncia através de suas ações de insurgência as mazelas e idiossincrasias de nossa sociedade. Nos interessam como campo de pesquisa o caráter libertário do carnaval com seus blocos e brincantes, a arte pública que toma de assalto as ruas, as ocupações populares que provocam uma reflexão sobre os limites do poder que regulam nossos corpos e vida. Em nossas montagens convidamos atores/performers/músicos e público a usufruírem e ocuparem o espaço público num encontro que mistura teatro, música, performance e festa.

Estréia em 31 de julho de 2021.
[+] Mostrar Mais

Zona de Criação | Sou´l Street - Temporada 03 / Episódio 01

O programa Zona de Criação está de volta com a sua 3ª temporada, trazendo mais inventividade nas artes cearenses nesta realização do Centro Cultural Porto Dragão e Hub Cultural do ...Ceará.

EPISÓDIO 01 - SOU´L STREET
Sou’L Street surgiu de uma prática cotidiana, da sobrevivência, resistência, insistência e ação política. Virou um coletivo de várias periferias da cidade de Fortaleza, o qual vem disseminando as danças com a diáspora africana, especialmente a cultura Hip Hop, relacionando-a com o que vivemos no Nordeste.

Estreia em 30 de novembro de 2022.

Este episódio contou com Consultoria de Acessibilidade de Daina Leyton, Laysa Elias e Gislana Vale. Uma parceria com o GT de Acessibilidade Cultural da Secult Ceará.
[+] Mostrar Mais

Zona de Criação - 4ª temporada | EP01 - NOVO CORPO

Em sua 4ª temporada, o Zona de Criação retorna com novas produções audiovisuais que contribuem com a cena artística cearense. O programa é uma realização do Hub Cultural Porto Dragão ...- equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) - em parceria com o Labor - Espaço de Técnicas Criativas.

EP01 - "NOVO CORPO" DE RAFA VASCONCELOS

No primeiro episódio desta temporada, o Hub Cultural Porto Dragão apresenta "Novo Corpo", de Rafa Vasconcelos, uma obra autoficcional do Coletivo MONO que explora o processo de afirmação e reconhecimento pessoal da artista enquanto pessoa com deficiência monocular. Dividido em cinco atos, o projeto utiliza uma abordagem audiovisual focada na trilha sonora e materialidades sonoras para proporcionar uma imersão sensorial. O ápice da narrativa é um texto-poema de Rafaela, refletindo sobre suas experiências ao realizar diversas atividades após a perda da visão em um olho.

SOBRE RAFA VASCONCELOS

Rafaela Vasconcelos é arquiteta e urbanista com ênfase em design gráfico, atuando em projetos residenciais e paisagísticos. Sua pesquisa abrange psicologia ambiental, arte integrada e memória de lugar, promovendo a relação entre pessoas e espaço. Como designer gráfica, foca em criar identidades visuais para profissionais das artes. Além de dominar diversas técnicas artísticas, participou de formações no Porto Dragão e Porto Iracema das Artes, explorando tecnologia e audiovisual. Recentemente, como mulher monocular, pesquisa e atua como artista e produtora de acessibilidade em projetos de artes integradas.

Estreia em 06 de dezembro de 2023.

+ ESTE CONTEÚDO CONTA COM INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS.

HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO
Acompanhe nossa programação artística aqui no canal do Youtube e nas redes sociais @hubportodragao
[+] Mostrar Mais

Zona de Criação - 5ª temporada | EP 04 - De Passagem

Em sua 5ª temporada, o Zona de Criação retorna com novas produções audiovisuais que fortalecem a cena artística cearense. O programa é uma realização do Hub Cultural Porto Dragão, espaço ...da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com o Labor - Espaço de Técnicas Criativas.

EP. 04 - “De Passagem" de Mancuda

No último episódio desta temporada, o Hub Cultural Porto Dragão e a equipe da Mancuda apresentam “De Passagem”, um fashionfilm que nos instiga a mergulhar na jornada de autodescoberta e aceitação de Gabriela, que busca por um padrão de beleza inalcançável e acaba sendo guiada pela sua ancestralidade a compreender a sua identidade e beleza através da conexão com o passado e o presente. Na sua busca por aceitação, Gabriela se depara com histórias de outros personagens, que são seus semelhantes, como Rafa, Angel e Pablu. Cada um deles enfrenta seus próprios dilemas e todos eles se conectam pela busca da autoaceitação através da moda e da dança. O fashionfilm transita entre a realidade e o Jardim de Orún, um lugar sagrado que representa a conexão dos personagens com suas ancestralidades. “De Passagem” é uma obra audiovisual que se propõe a explorar a conexão entre o passado e o presente através da moda, arte e ancestralidade.

SOBRE A MANCUDA

A Mancuda é um projeto de marca formado por jovens negres da periferia oeste de Fortaleza. A marca surge durante a pandemia de covid (2020). Pautado, sobretudo, na ótica da sustentabilidade e ancestralidade negra, confeccionamos peças pensadas no reconhecimento da beleza e no resgate da autoestima da população negro-favelada da grande Fortaleza, através da moda.

Estreia em 29 de setembro de 2024.

+ ESTE CONTEÚDO CONTA COM INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS.

HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO
Acompanhe nossa programação artística aqui no canal do YouTube e nas redes sociais @hubportodragao
[+] Mostrar Mais