Realizado pelo Governo do Ceará, o Festival Agosto da Juventude é uma celebração da juventude cearense e um espaço para fortalecer as políticas públicas voltadas para esse público. Sua programação diversificada e as diversas parcerias garantem um evento completo e inesquecível. Por três dias consecutivos, a partir desta quinta-feira, dia 8 de agosto, o Centro Dragão do Mar se transformará em um grande palco para celebrar a juventude cearense, com shows de música brasileira como Forrozão Tropykália, Danieze Santiago, Mateus Fazeno Rock, Don L e Arnaldo Antunes, além de mostras de cinema, oficinas, feiras e exposições.
De acordo com a secretária da Juventude do Ceará, Adelita Monteiro, a programação foi pensada para celebrar toda a juventude do estado. “A ideia de realizar um grande festival para a juventude surgiu ainda em 2023, ano em que a Secretária de Juventude do Ceará foi criada, e o intuito é conectar a juventude com as políticas públicas do estado”, pontua.
O Festival é resultado de uma união de esforços entre o Governo do Ceará, a Secretaria Nacional da Juventude, a Secretaria da Igualdade Racial, a Secretaria da Educação, a Secretaria do Trabalho, a Secretaria das Mulheres, Secretaria da Diversidade, Secretaria dos Povos Indígenas, o Laboratório de Cultura Digital (UFPR/MinC), o Hub Cultural Porto Dragão, o Centro Cultural Bom Jardim, o Banco do Brasil, a Giga+ Fibra e a Cagece. Essa ampla rede de parceiros garante uma programação rica e diversificada, que abrange diversas áreas de interesse da juventude.
JUVENTUDE COM EDUCAÇÃO
Em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc Ceará), o festival recebe a abertura do Festival AoGosto do Aluno, ação anual da Educação Estadual que contará com um aulão motivacional para o ENEM. O evento oferece um aulão gratuito para estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com foco na palestra motivacional de Felipe Rima, a partir das 9h desta quinta-feira (8), na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. Felipe Rima é rapper, músico, poeta, escritor, empreendedor social e produtor cultural. A partir da sua música e poesia, o jovem cearense narra sua história de vida e inspira pessoas a empreenderem e impulsionarem seus sonhos.
Além da abertura com aulão do ENEM, a Seduc Ceará ainda realiza a Mostra de Arte e Cultura: Festival Alunos que Inspiram, nos dias 8 e 9 de agosto, sempre das 14h às 18h na Arena Dragão do Mar. Na oportunidade, o público poderá conhecer produções realizadas pelos estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino do Ceará. O objetivo da Mostra é identificar, valorizar e promover a divulgação da produção artística e cultural desses estudantes. A Seduc Ceará ainda participa da programação em mais dois momentos na sexta-feira (9) que acontecem simultaneamente nas salas do Cinema do Dragão de 9h às 12h. O Conexão CE, quando a Sejuv Ceará apresenta suas políticas públicas da juventude para professores da rede estadual de ensino, e o Observe-se CE, uma oportunidade para conferir palestras realizadas pelos alunas e alunas da rede pública estadual de ensino.
JUVENTUDE COM TRABALHO E EMPREENDEDORISMO
A Secretaria do Trabalho do Ceará (SET) aposta em workshops e orientações voltadas para o empreendedorismo e oportunidades de emprego, por meio do Hub da Juventude, um ponto de encontro para inovação, economia criativa e tecnologia social. Localizado no Hub Cultural Porto Dragão, o espaço reserva vasta programação. Nos dois primeiros dias, a partir das 15h, haverá workshop “Orientação para o mercado de trabalho e Aprendiz empreendedor” com André Luiz Ponte. Cada uma das oficinas dispõe de 20 vagas e o acesso será por ordem de chegada ao local. Também nos dois primeiros dias, os jovens ainda poderão conhecer os serviços e oportunidades disponíveis na Praça das Artes onde encontrarão uma unidade do IDT/SINE e do Ceará Credi de 14h às 17h, também no Hub Porto Dragão, vizinho ao Centro Dragão do Mar. No mesmo local, acontecem ainda as oficinas de Passinho do Reggae com Educa Reggae no dia 8/8 e de Fotografia com celular com a fotógrafa Jeny Souza, no dia 9/8. Ambas das 14h às 17h no Hub Cultural Porto Dragão com 20 vagas, gratuitas com inscrições por ordem de chegada.
No dia 8, em parceria com a SET, a Secretaria das Mulheres do Ceará também realiza uma oficina do Ceará Cred Mulher, com o objetivo de orientar empreendedoras e demais mulheres interessadas em empreender a terem acesso ao crédito por meio do programa, que disponibiliza de linha de crédito exclusiva para o público feminino, incluindo coletivos de mulheres. A atividade acontece a partir das 14h, por ordem de chegada, no Auditório do Dragão do Mar.
Além das ações diretamente realizadas pelas frentes do Trabalho relacionadas ao Governo do Ceará, o Festival Agosto da Juventude ainda oferece formação em parceria com o Laboratório de Cultura Digital UFPR/MinC por meio de quatro oficinas de Cultura Digital para realização de um Encontro de Conhecimentos Livres durante o festival em Fortaleza. Confira abaixo as oficinas disponíveis que oferecem 20 vagas com inscrições presenciais por ordem de chegada no Hub Cultural Porto Dragão:
- “Fediverso: o futuro das mídias sociais”, com Thiago Skárnio, no dia 8, das 14h às 15h. O Fediverso – uma junção de “federação” e “universo” – é um conjunto de tecnologias utilizadas para hospedagem distribuída de arquivos e publicações na web, como mídias sociais, blogs e sites. A principal característica desse ambiente é a descentralização executada por protocolos de comunicação em padrão aberto. Os usuários podem criar suas identidades em qualquer uma das plataformas instaladas em diferentes servidores (chamados de “instâncias”) e, através de um único perfil, interagir e trocar informações com todos os outros perfis e instâncias dessa rede.Atualmente mais de 15 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo fazem parte do Fediverso. A proposta da oficina é apresentar o conceito e história do Fediverso, bem como suas principais tecnologias e plataformas.
- “Cobertura colaborativa”, com Ingrid Bezerra no dia 8/8, das 15h30 às 17h. A proposta da oficina é orientar a captação de imagens in loco do evento e a produção de textos para publicação na Internet de forma compartilhada com os canais oficiais do Festival e do LabCD. Uma Cobertura Colaborativa é o esforço coletivo de um grupo de pessoas de qualquer idade reunido para registrar e divulgar eventos em diversas linguagens de forma independente, porém integradas por tecnologias e padrões (como hashtags, por exemplo). Esses padrões são estabelecidos previamente por um coletivo editorial.
- “Tecnologias sociais e metodologias participativas em projetos culturais”, com Carlos Eduardo Falcão, no dia 9/8, das 14h às 15h. Nesta oficina, as pessoas participantes conhecerão o conceito de tecnologias sociais e seus usos no Brasil, o case da Rede de Produtoras Culturais Colaborativa, Metodologias participativas e plataformas de gestão.
- “Montando sua Nuvem (Cloud) pessoal”, com Rafael Bantu, também no dia 9/8, das 15h30 às 17h. Na ocasião, as pessoas montarão uma nuvem utilizando o OpenNebula, etapa por etapa, para que todos os envolvidos possam compreender e replicar o processo. Criaremos ambientes virtuais como CasaOS e Home Assistant (para automação residencial).
Falando em Economia Criativa, o Festival Agosto da Juventude organiza a Expo Jovens Artesãos com mais de 20 empreendedores com stands na Rua José Avelino, em frente à Praça Verde. No primeiro dia, o evento acontece de 14h às 18h, e nos demais de 14h às 21h. São eles: Ilha Bela Acessórios, Arttitude H2, PW Stones, Vício da Prata, Resedá Garden Virtual, Neuri Calçados, PDM BAGS, Gapó Artesanal, Sítio das Dunas, Rosas em Movimento, Akipalha, Mar Sol e Sal, Ateliê da Leinha, Paulinha Moda Fitness, Coffee Shop, Urucum Artesanato, Lumos Store, NIAH, Luna Store, UZZE Joy, Biojoias Autorais, Laços e Tiaras da Kethelyn e Pele de Marfin.
JUVENTUDE COM ARTE, CULTURA, JOGOS E ESPORTES
Na sexta-feira e no sábado, o palco Ocupação Futuro receberá apresentações de artistas na Praça Verde do Dragão do Mar. Animam a programação a DJ Lolost, em set com participação especial de Vanessa A Cantora, Danieze Santiago e Forrozão Tropykália já na sexta-feira. No sábado (10), a agitação fica por conta de Mateus Fazeno Rock, Don L e Arnaldo Antunes. A entrada nos shows da Praça Verde é gratuita, mediante entrega de 1kg de alimento não perecível, em apoio ao Programa Ceará Sem Fome. A classificação indicativa do evento é livre, com exceção da área de shows na Praça Verde, que é restrita a maiores de 18 anos e a abertura dos portões em ambos os dias está prevista para 19h.
O palco Rogaciano Leite Filho recebe duas apresentações sempre às 18h: na sexta-feira, sobe ao palco o Reggae Juventude com Granjah Roots e no sábado, o Baile Funk Juventude com Palo$a Baile garante o agito jovem.
A Arena Dragão do Mar recebe apresentações sexta e sábado, sempre às 16h: K-POP com Glowin´Sun ocupa a Arena na sexta e a já conhecida Batalha de Break garante o movimento no sábado.
Já o minianfiteatro do Centro Dragão do Mar recebe na sexta às 17h30 os lançamento dos livros “Eu Mermu”, de Eduardo Africano, “Cota não é esmola: as cotas raciais na UECE”, de Davison Souza e “Balangandãs”, com Laís Eutália, com mediação de Eduarda Pereira (Sejuv Ceará). E no sábado (10/8), no mesmo horário, acontece o Encontro das Batalhas: Cururu Skate Rap e Batalha do PoloCJ.
O Cinema do Dragão recebe, durante os três dias de evento, a Mostra “Para conhecer o Cinema Contemporâneo no Ceará”, com exibições de filmes como “A Filha do Palhaço”, de Pedro Diógenes no dia 8/8, “Estranho Caminho”, de Guto Parente no dia 9/8 e exibição especial dos curtas “Lagoa Remix”, “Europa”, “Mauro em Caiena”, “Vado Vulgo Vedita” e “Festa e os Cães” no dia 10, sempre às 14h na Sala 2 com retirada de ingressos 1h antes das sessões na bilheteria do Cinema.
Já a Varanda dos Museus recebe durante todo o evento, de 14h às 18h, a exposição “Somos Todos Parentes – Benício Pitaguary“, em homenagem ao artista plástico e líder indígena. A atividade é uma realização feita em parceria com a Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará.
JUVENTUDE COM DIVERSIDADE E INCLUSÃO
O festival também valoriza a diversidade e a inclusão, com atividades voltadas para diferentes públicos. No dia 8, às 14h, o Teatro Dragão do Mar recebe o Jovens Talk, uma oportunidade de diálogo entre quatro jovens influencers que são referência na juventude cearense: Supremmas, Letícia Marques e Matteus Batista sobem no palco para um papo com mediação com Leo Suricate.
Já o Banco do Brasil, durante os dois primeiros dias de evento, propõe um momento para descomplicar as finanças com o talk show “Rolê que rende”. A experiência conta com metodologias de aprendizagem ativa, jogos, simulações e atividades práticas para aplicações no cotidiano das gerações mais jovens. Além da palestra, a atividade conta ainda com uma experimentação do primeiro jogo de educação financeira em tabuleiro que utiliza realidade aumentada. As palestras acontecem às 15h30 no dia 8 e às 16h30 no dia 9, sempre no Auditório do Dragão do Mar.
Em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial, a palestra “Impactos do racismo escolar na juventude negra” traz um debate importante para pensarmos as problemáticas que acontecem no ambiente escolar e as possibilidades de construirmos um futuro mais justo. A atividade acontece no dia 9 de agosto, às 14h, no também no Auditório do Dragão do Mar.
No stand da Secretaria da Diversidade, a programação segue efervescente, com exposição de fotos em homenagem ao Mês da Visibilidade Lésbica, rodas de conversa sobre saúde mental e avanços das políticas para pessoas LGBTI+, discotecagem e show de Drag Diversidade 2024.
Juventude também é esporte e diversão. Em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), o festival conta com uma sala de jogos durante os três dias de evento na Multigaleria do Centro Dragão do Mar. O acesso é por ordem de chegada, das 14h às 18h, com direito a 15 minutos por pessoa. No dia 9, também acontecerá a exibição dos jogos desenvolvidos pelos estudantes do Programa de Cultura Digital do CCBJ. Já a Passarela do Centro Dragão do Mar contará com o apoio do Corpo de Bombeiros para promover uma atividade de tirolesa, por ordem de chegada.
Saiba Mais
O Festival Agosto da Juventude é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Juventude, Secretaria da Cultura e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Conta com parceria do Governo Federal, Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria da Igualdade Racial, Secretaria da Educação, Secretaria do Trabalho, Secretaria das Mulheres, Laboratório de Cultura Digital (UFPR/MinC), Hub Cultural Porto Dragão, Centro Cultural Bom Jardim, Banco do Brasil, Giga+ Fibra e Cagece.
As obras de requalificação da Praça Almirante Saldanha seguem acontecendo e algumas áreas próximas ao Centro Dragão do Mar estão isoladas para garantir a segurança do público, mas o equipamento segue com seu funcionamento normal.
Os visitantes poderão acessar o centro cultural pelas vias:
- Rampa do Painel “Mural Ceará”, do Aldemir Martins, com entrada pela Av. Pessoa Anta
- Entrada dos Museus pela Av. Presidente Castelo Branco (Av. Leste Oeste)
- Rua José Avelino, na altura do Espaço Rogaciano Leite Filho
- Corredor pela Rua Almirante Tamandaré (frente das boates)
Espaços para exposição, entretenimento e debates:
PALCO OCUPAÇÃO FUTURO
Shows com artistas de projeção nacional e artistas locais em um grande palco principal, montado na área aberta na Praça Verde do Centro Dragão do Mar.
HUB DA JUVENTUDE
Espaço de inovação, economia criativa e tecnologia social para os jovens cearenses. Uma porta de acesso dos jovens às mais variadas políticas públicas e serviços públicos, além da promoção de oportunidades de emprego, formação, carreiras e tendências do empreendedorismo no Hub Cultural Porto Dragão.
MOSTRA DE CINEMA
Sessões de cinema trazendo o jovem cearense para a tela e para a representatividade e arte das novas gerações no Cinema do Dragão.
JOVEM TALK
Roda de conversa sobre tecnologia, políticas públicas para a juventude, combate ao racismo, empreendedorismo, diversidade e educação no Teatro Dragão do Mar.
SALA DE JOGOS
Espaço para inovação, tecnologia e games na recém inaugurada multigaleria do Centro Dragão do Mar.
EXPO JOVENS ARTESÃOS
Uma curadoria cuidadosamente preparada para divulgar o trabalho dos jovens artesãos do Ceará na Rua José Avelino, em frente à Praça Verde.
EXPOSIÇÃO SOMOS TODOS PARENTES
Exposição em homenagem ao artista plástico e líder indígena Benício Pitaguary na Varanda dos Museus.
Programação no Hub Cultural Porto Dragão
*sujeita a alterações
- 8 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA
8 de agosto, quinta-feira, 14h às 17h
Oficina de Passinho do Reggae
com Educa Reggae
na Sala 14 – Hub Cultural Porto Dragão
Gratuito | Livre | 20 vagas
Acesso por ordem de chegada
8 de agosto, quinta-feira, 15h
Workshop | Orientação para o mercado de trabalho e Aprendiz empreendedor
com André Luiz Ponte
Parceria Secretaria do Trabalho do Ceará
no Hub Cultural Porto Dragão (Sala 8)
Gratuito | Livre | 20 vagas
Acesso por ordem de chegada
8 de agosto, quinta-feira, 14h às 17h
Balcão de Empregos | Unidade do IDT/SINE e Ceará Credi
Parceria Secretaria do Trabalho do Ceará
no Hub Cultural Porto Dragão (Praça das Artes)
8 de agosto, quinta-feira, 15h30 às 17h
Oficina | Cobertura Colaborativa
com Ingrid Isabela Vieira Vasconcelos Bezerra
Parceria Laboratório de Cultura Digital da UFPR/MinC (LabCD)
no Hub Cultural Porto Dragão (Sala 12)
Gratuito | Livre | 20 vagas | Acesso por ordem de chegada
8 de agosto, quinta-feira, 14h às 15h
Oficina | Fediverso: O futuro das mídias sociais
com Tiago Gonzaga Lopes
Parceria Laboratório de Cultura Digital da UFPR/MinC (LabCD)
no Hub Cultural Porto Dragão (Sala 12)
Gratuito | Livre | 20 vagas | Acesso por ordem de chegada
- 9 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA
9 de agosto, sexta-feira, 14h às 17h
Oficina de Fotografia com Celular
com Jeny Sousa
na Sala 14 – Hub Cultural Porto Dragão
Gratuito | 12 anos | 20 vagas
9 de agosto, sexta-feira, 15h
Workshop | Orientação para o mercado de trabalho e Aprendiz empreendedor
com André Luiz Ponte
Parceria com a Secretaria do Trabalho do Ceará (SET)
no Hub Cultural Porto Dragão (Sala 8)
Gratuito | 20 vagas | Acesso por ordem de chegada
9 de agosto, sexta-feira, 14h às 17h
Balcão de Empregos | Unidade do IDT/SINE e Ceará Credi
Parceria com a Secretaria do Trabalho do Ceará (SET)
na Praça da Artes – Hub Cultural Porto Dragão
9 de agosto, sexta-feira, 14h às 15h
Oficina | Tecnologias sociais e metodologias participativas em projetos culturais
com Carlos Eduardo Falcão
Parceria Laboratório de Cultura Digital da UFPR/MinC (LabCD)
no Hub Cultural Porto Dragão (Sala 12)
Gratuito | Livre | 20 vagas | Acesso por ordem de chegada
9 de agosto, sexta-feira, 15h30
Oficina | Montando sua Nuvem (Cloud) Pessoal
com Rafael Bantu
Parceria Laboratório de Cultura Digital da UFPR/MinC (LabCD)
na Sala 12 – Hub Cultural Porto Dragão
Gratuito | 12 anos | 20 vagas | Acesso por ordem de chegada