Emiciomar | Foto: Haroldo Saboia

Hub Cultural Porto Dragão abre inscrições para curso de criação de beats

A formação é voltada para artistas e trabalhadores das áreas técnicas;
inscrições são gratuitas e seguem até 18 de setembro

O Hub Cultural Porto Dragão, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, abre inscrições para o Curso de Beats: da Criação à Finalização, que vai contar com duas turmas para alunos iniciantes e experientes em criação. A formação será conduzida pelo beatmaker Emiciomar e ofertará bolsas de incentivo à participação no valor de R$100,00. As inscrições estarão abertas de 11 a 18 de setembro no site do Hub Porto Dragão.

O curso tem o objetivo promover um laboratório de compartilhamento de produções musicais voltado para os gêneros e subgêneros originados a partir do hip-hop, dando luz às possibilidades de realizações musicais, em parceria com os materiais compartilhados pela própria turma. Para a formação, serão apresentadas a ferramenta do FL Studio e componentes de um Home Studio. O curso será dividido em dois módulos, com 20 vagas para cada turma.

O módulo “Rascunhos” se dispõe a ser um momento de retomada de ideias que precisam de finalização. Sugere-se que os integrantes desta turma sejam artistas com mais experiência que desejem desenvolver ou retomar ideias que já iniciaram ou ter novas perspectivas sobre projetos que ficaram pelo caminho. As aulas desta turma vão ocorrer entre os dias 23 e 27 de setembro, das 9h às 12h.

Já o módulo “Do Zero” pretende dialogar sobre formas de se iniciar a produção de um som e ser uma introdução ao ofício da produção musical. Serão trabalhadas as ideias de composição, letra, instrumental, captação, edição e performance, se tratando de produção musical independente. A ideia é trabalhar as formas de se chegar em uma música e dialogar sobre os processos criativos da turma. As aulas deste módulo ocorrerão entre os dias 23 e 27 de setembro, das 14h às 17h.

O Curso de Criação de Beats é mais uma trilha formativa do Faz a Cena – Programa de Formação nas Áreas Técnicas do Hub Porto Dragão, que segue conectado com trabalhadores das áreas técnicas para pensar a estruturação pedagógica de suas trilhas formativas, identificando conteúdos estratégicos para a qualificação de quem tem interesse ou já atua na cena e no mercado.

Mais informações sobre o curso, reserva de vagas e oferta de bolsas podem ser acessadas no site: https://hubportodragao.cultura.ce.gov.br/edital/faz-a-cena-curso-de-beats-2024/

SOBRE EMICIOMAR

Emiciomar é artista pacajuense, beatmaker, nascido na Zona Metropolitana do Ceará. Músico, produtor, escritor, editor, cantor e ator. É graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente é realizador audiovisual freelancer, com estudos nas áreas de som direto e pós-produção de áudio, e produtor musical independente.

SOBRE O HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO

O Hub Cultural Porto Dragão integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) e tem foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense. Gerido por meio de uma parceria entre Secretaria da Cultura do Ceará e o Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando no planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação. É responsável por fomentar a economia criativa entendendo-a como modelos de negócio ou gestão originados de atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual com o objetivo de gerar trabalho e renda.

Curso de Beats: da Criação à Finalização
Inscrições até 18 de setembro

Módulo “Rascunhos” – 20 vagas
Aulas de 23 a 27 de setembro, das 9h às 12h
Público-alvo: Produtores musicais/beatmakers, artistas com projetos sonoros em desenvolvimento, artistas e músicos que desejam desenvolver trabalhos autorais.
Link do formulário:

Módulo “Do Zero” – 20 vagas
Aulas de 23 a 27 de setembro, das 14h às 17h
Público-alvo: Artistas independentes, produtores em início de carreira e interessados em atuar profissionalmente com música.
Link do formulário:

Hub Cultural Porto Dragão |  2024 ® Todos os direitos reservados